Skip to main content

COMO PREVENIR E TRATAR A QUEDA DE CABELO EM MULHERES E HOMENS

queda de cabelo é uma condição que afeta homens e mulheres, e aproximadamente 40% dos casos de queda de cabelo acontecem com as mulheres. Felizmente, existem formas eficazes de tratamento para queda de cabelo. Leia o texto abaixo para saber exatamente o que fazer com o seu cabelo para enfrentar este problema.

A calvice masculina termina com algumas partes da cabeça expostas, mas no caso das mulheres, na maioria das vezes, o cabelo vai ficando mais ralo com o tempo, perdendo volume e textura de forma lenta, chegando ao ponto onde é possível ver o couro cabeludo, mas a calvice completa não acontece.

 

Causas da queda de cabelo

A queda de cabelo pode ter muitas causas. Primeiro, os mitos:

1. A queda de cabelo é causada pelo shampoo.

2. A queda de cabelo é causada pela idade.

3. Você vai perder seu cabelo porque seu pai é careca.

Estes são os três motivos mais citados para explicar a queda do cabelo, mas eles estão muito longe da verdade. Estes mitos costumam ser usados por empresas que vendem produtos ineficazes que fazem o cabelo crescer, por pessoas mais velhas e por indivíduos mal informados.

Hoje a ciência entende muito bem o que causa o afinamento e a queda do cabelo, e na maioria das vezes não tem nada a ver com o que nós pensávamos.

Se você está se perguntando por que o seu cabelo está desbastado, ralo ou caindo, não culpe os seus pais. Só por que eles passaram pelo processo de perda de cabelo isso não significa que você também vai enfrentar esse problema, no entanto, isso pode aumentar um pouco as suas chances.

Pesquisas mostram que o desenvolvimento de cabelos ralos e os problemas de calvice realmente tem algo a ver com a genética. Mas, mesmo que os seus pais tenham tido problemas com a calvice, essa situação não será garantida para você, isso apenas indica que você é geneticamente predisposto a enfrentar problemas de queda de cabelo, e isso, se acontecer, pode ser mais cedo, como no final da adolescência, ou muito mais tarde, como quando você estiver com 40 ou 50 anos.

 

Medicamentos podem causar a queda de cabelo

Alguns medicamentos podem fazer com que o seu cabelo fique mais ralo, e no caso das mulheres, os hormônios encontrados nas pílulas anticoncepcionais podem afetar a textura do cabelo.

Se o seu cabelo está mudando e você desconfia que pode ser por causa das pílulas anticoncepcionais, consulte um médico para ver se você é sensível aos andrógenos. Se o seu contraceptivo contém grande quantidade de progesterona, você mudar para uma pílula que não utiliza substâncias que causam a queda.

 

O stress como causa da calvice

Sim, é verdade que a queda de cabelo pode ser causada pelo stress, mas é muito mais difícil chegar a esse ponto de estresse do que você pode imaginar. Quando o stress chega ao ponto de causar a perda de cabelo, ele costuma ter causas físicas como o parto, a menopausa ou doenças prolongadas e graves, por isso não dá pra fazer muita coisa para reduzir o stress que causa os problemas de calvice.

O lado positivo é que você não precisa se preocupar com a possibilidade do stress causado pelos problemas de trabalho ou do dia a dia ser a causa da queda do seu cabelo.

 

Possíveis causas da queda de cabelo

Isso não é muito comum, mas a queda de cabelo também pode ter como causa:

1. Gravidez.

2. Excesso de vitamina A.

3. Falta de proteína.

4. Anemia.

5. Hipotireoidismo.

6. Doenças autoimunes.

7. Perda repentina de peso.

8. Excesso de produtos químicos utilizados no cabelo.

 

Suplementos e vitaminas para queda de cabelo

Vitaminas e suplementos são muito populares para uma variedade de problemas físicos, e a queda de cabelo não é uma exceção. Aqui está uma lista de remédios, vitaminas e suplementos que alegam combater a queda do cabelo e fazer maravilhas para que o cabelo cresça forte e rápido! Você também vai ver a comprovação clínica ou não da sua eficácia real:

1. Maçã – provas insuficientes.

2. Cedro-do-atlas – potencialmente eficaz.

3. Beta-sitosterol – provas insuficientes.

4. Biotina – provas insuficientes.

5. Coenzyme q10 (Ubidecarenona) – provas insuficientes.

6. Alho – provas insuficientes.

7. Alfazema – potencialmente eficaz.

8. Zinco – ineficaz

Assim, as vitaminas que combatem a queda de cabelo nem sempre são a melhor ideia… E ainda podem incentivar um grande desperdício de dinheiro.

 

Vitaminas para cabelo

 

Remédios para a queda de cabelo

Quando você percebe que o cabelo está ficando mais ralo, uma das primeiras reações é procurar um remédio para a queda de cabelo, e um dos mais comuns é o Minoxidil 5%, que você pode comprar sem receita médica e é seguro para as mulheres.

O lado negativo do Minoxidil 5% é que ele não funciona para todo mundo. Cerca de 40% das pessoas (homens e mulheres) que testaram o Minoxidil 5% disseram que o cabelo voltou a crescer, enquanto outros 40% acharam que ele só funciona bem para evitar a queda do cabelo. Os outros 20% não notaram nenhum resultado.

Os medicamentos Proscar e Aldactone também são muito utilizados para evitar a queda de cabelo e o raleamento dele.

Existem muitos remédios que prometem fazer o cabelo crescer ou evitar a queda de cabelo, mas se isso é bom para muitas pessoas, ainda existem aquelas para as quais os remédios para queda de cabelo não são uma opção eficaz.

 

Cirurgia de implante capilar

A cirurgia de implante capilar pode parecer uma solução rápida e eficaz para quem tem cabelos ralos ou sofre com a calvice, e essa cirurgia merece uma análise mais profunda.

A cirurgia de implante capilar é feita com a remoção de tiras finas do couro cabeludo da nuca para serem implantadas nas áreas da cabeça onde o cabelo está mais ralo ou onde a calvice já está completa. Isso pode ser complicado, dependendo de quanto cabelo você ainda tem. A recuperação da cirurgia de implante capilar pode ser um pouco sofrida.

Existem muitas técnicas e opções para a cirurgia de implante capilar, algumas são bem caras, mas existem casos onde a quantidade de folículos transplantados não precisa ser muito grande e o valor será menor.

Se você está considerando a cirurgia de implante capilar, faça uma consulta com um especialista para discutir as suas opções e os custos. Pergunte sobre a recuperação e as massagens no couro cabeludo que você vai precisar fazer depois da cirurgia de implante capilar.

A cirurgia de implante capilar é um dos tratamentos mais caros, mas também é um dos mais eficazes contra a queda de cabelo.

 

Produtos que combatem a queda de cabelo

Da mesma forma que as vitaminas e suplementos, não existe nenhum produto mágico quando se trata de escolher o melhor shampoo para queda de cabelo, mesmo assim, existem muitos produtos disponíveis e não custa nada tentar.

Shampoos, condicionadores, tratamentos com queratina e cremes são opções de baixo custo e que estão disponíveis em quase todas as lojas de produtos de beleza ou para a compra pela internet.

 

Remédios caseiros para a queda de cabelo

Existe uma infinidade de remédios caseiros que prometem combater a queda do cabelo e fazê-lo crescer forte e rápido, alguns destes produtos são bem antigos e muitos homens e mulheres que não passam por nenhum problema de queda de cabelo estão utilizando estes produtos para aumentar o volume e o brilho, além de tentar evitar a queda de cabelo no futuro.

Se você já sofre com a queda de cabelo eu diria que os produtos e os remédios caseiros não são uma boa opção, mas você pode tentar. Na maioria das vezes não são produtos caros nem complicados, e não vão piorar os seus problemas com a calvice, pode ser até que melhore a sua autoestima pelo fato de estar tentando algumas coisas.

 

Ovos

É o tratamento da proteína para fortalecer os cabelos. Você vai precisar bater os ovos em uma tigela para massagear o couro cabeludo com eles por meia hora.

A receita mais comum é usar um ovo junto com uma colher de sopa de óleo para cabelo e duas colheres de sopa de água. Misture tudo e massageie o couro cabeludo por 30 minutos. Repita semanalmente.

Ovo para tratamento da proteína

 

Azeite de oliva

Outro tratamento antigo e muito popular, o azeite realmente deixa o cabelo mais encorpado. Dizem que pode reforçar os fios de cabelo, incluindo a raiz.

Azeite de oliva

 

Sementes de feno-grego

Você pode comprar as sementes de feno-grego em uma loja de suplementos e alimentos saudáveis. É só deixar 2 ou 3 colheres das sementes em um copo com água durante a noite inteira. No outro dia você vai triturar as sementes até virar uma pasta para aplicar no cabelo e no couro cabeludo. Deixe por meia hora e enxague com água morna.

Alguns estudos mostram que o tratamento com sementes de feno-grego pode reduzir o ressecamento do couro cabeludo.

Sementes de feno-grego

 

Groselha indiana (Emla)

É difícil de encontrar a groselha indiana, também chamada de emla, mas parece que vale a pena. Dizem que ela faz milagres, deixa o couro cabeludo mais saudável e que ajuda o cabelo a crescer mais rápido e mais forte.

Misture uma colher de sopa de groselha indiana com duas colheres de sopa de óleo de coco e aqueça até formar bolhas. Coe o óleo e use para massagear o couro cabeludo a noite e lave o cabelo com shampoo de manhã.

Groselha indiana - emla

 

Óleo de rícino

O óleo de rícino é utilizado a muito tempo como tratamento para muitas doenças, e parece que a queda de cabelo não é uma exceção. Use o óleo de rícino prensado a frio para massagear o couro cabeludo e deixar o cabelo mais grosso. O óleo de rícino prensado a frio é muito poderoso e tem o potencial de proteger o cabelo contra a queda de folículos.

Óleo de rícino

 

Penteados para esconder a queda de cabelo

Você pode aprender como fazer o cabelo parecer mais grosso mudando seu penteado em casa. O penteado pode deixar o seu cabelo com volume por muito tempo. Lembre-se de evitar o ar quente do secador porque o calor danifica o cabelo. O mesmo vale para escovas, que só devem ser feitas quando for necessário. E evite usar pentes de metal.

Você pode brincar com o seu cabelo para descobrir quais tipos de penteados dão mais volume e disfarçam a queda de cabelo, mas não exagere, puxar e esticar o cabelo com muita frequência pode causar tensão nos folículos pilosos e agravar o problema.

Outra boa opção é usar acessórios que ajudam a disfarçar os problemas com o cabelo. Você pode usar uma bandana que cobre o couro cabeludo, um lenço elegante ou quem sabe um chapéu? Pode parecer uma solução simples, um disfarce que apenas esconde o problema, mas em dias cheios e muito ocupados é provável que você precise.

Ir ao salão pode ajudar com a queda de cabelo feminino. É verdade que isso mascara o problema ao invés de resolver, mas pode fazer você se sentir muito bem e ajudá-la a se concentrar em problemas mais importantes.

Faça um corte de cabelo curto, eles são melhores para quem tem cabelo fino e ralo. Quando o cabelo cresce por muito tempo fica mais fácil notar os problemas da queda e de cabelo, além disso algumas partes do couro cabeludo podem ficar mais expostas.

Não tenha medo de tentar um corte de cabelo curto, os cabeleireiros já estão acostumados com os cortes e penteados queda de cabelo, então não tenha medo de perguntar.

A cor do cabelo também pode fazer a diferença ajudando a disfarçar o cabelo ralo e dando a impressão de que ele está com mais volume. Destaques estrategicamente colocados podem disfarçar as partes com fios mais finos, deixando o cabelo com uma cor mais parecida com a cor do couro cabeludo.

 

Penteados para queda de cabelo

 

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, o aplique não é uma boa opção para quem está com problemas de queda de cabelo. Se você apenas tem o cabelo fino, alguns tipos de aplique podem ser bons, mas se o couro cabeludo já está começando a aparecer é melhor não fazer o aplique.

Se o seu cabelo só é ralo da linha da orelha pra baixo, e continua com volume e mais forte na parte de cima da cabeça, então você pode fazer uma extensão no cabelo sem se preocupar.

Quando o assunto é a queda de cabelo feminino, as mulheres podem sofrer muito, tanto física quanto emocionalmente. Em geral, as mulheres são mais orgulhosas da sua aparência e do seu cabelo do que os homens, e podem sofrer muito quando enfrentam problemas com os cabelos.

Claro que todas as mulheres são bonitas de muitas formas, independentemente da textura do cabelo, mas ter uma cabeça cheia de cabelo pode fazer maravilhas com a autoestima.

Dê os primeiros passos, troque o shampoo e teste algumas sugestões simples que foram feitas aqui. Você já vai começar a se sentir melhor só por fazer alguma coisa, por começar a reagir ao problema. Depois procure um médico e considere as opções de tratamento que ele vai apresentar.

As pesquisas continuam, e com o avanço da ciência existe muita esperança de que um tratamento mais simples e definitivo contra a queda de cabelo seja encontrado. Esperamos que seja logo.

Dê os passos para testar alguns destes remédios caseiros e soluções fáceis, ou consulte um profissional médico se você ainda tem preocupações e encontrar o tratamento de desbaste de cabelo. Com a medicina moderna e pesquisa contínua, queda de cabelo pode ter esperança.