HISTÓRIA DA PÓLIO

HISTÓRIA DA PÓLIO

No início do século XX, a poliomielite foi uma das doenças mais temidas nos países industrializados, paralisando centenas de milhares de crianças a cada ano. A polio foi controlada pouco depois da introdução de vacinas eficazes na década de 1950 e 1960, e foi praticamente eliminada como um problema de saúde pública nestes países.

Demorou um pouco mais para a pólio ser reconhecido como um problema grave em países em desenvolvimento. Durante a década de 1970 surgiram relatórios que revelaram que a doença também era predominante nos países em desenvolvimento. Como resultado, durante a década de 1970 a vacinação foi incentivada a nível mundial, como parte dos programas nacionais de imunização, ajudando a controlar a doença em muitos países.

Em 1988, quando começou a Iniciativa Global de erradicação da pólio, a poliomielite paralítica atingia mais de 1000 crianças no mundo por dia. Desde então, mais de 2,5 bilhões de crianças foram imunizadas contra a pólio, graças à colaboração de mais de 200 países e de 20 milhões de voluntários, apoiados por um investimento internacional de mais de 11 bilhões de dólares.

Atualmente só existem 2 países que não conseguiram parar a pólio e a incidência global de casos de poliomielite diminuiu em 99%.

Também tem havido sucesso na erradicação de certas estirpes do vírus, dos três tipos de polioviruses selvagens (WPVs), o último caso do tipo 2 foi relatado em 1999 e sua erradicação foi declarada em setembro de 2015; o caso mais recente do tipo 3 data de novembro de 2012.

Hoje em dia, combater esse 1% de casos de pólio que ainda restam tem sido extremamente complicado. Conflitos armados, instabilidade política, as populações de difícil acesso e pouca infra estrutura continuam a representar os desafios para a erradicação da doença.

Cada país oferece um conjunto único de desafios que exigem soluções locais. Assim, em 2013 a Iniciativa Global de erradicação da pólio lançou seu plano mais abrangente e ambicioso para erradicar a pólio. É um plano estratégico e abrangente que descreve de forma muito clara as medidas para eliminar a pólio em seus últimos redutos e para a manutenção de um mundo livre da pólio.

Vamos ver um pouco mais sobre a história da pólio de 1580 A.C. até o presente

 

1580 – 1380 Antes de cristo
História da Pólio
Uma estela egípcia retrata um sacerdote com uma perna atrofiada, sugerindo que a pólio já existe há milhares de anos.

 

1789
História da Pólio
O médico britânico Dr. Michael Underwood faz a primeira descrição clínica da poliomielite, chamada de “debilidade dos membros inferiores”.

 

1840
História da Pólio
Na Alemanha, o Dr. Jacob von Heine realiza a primeira investigação sistemática da poliomielite e desenvolve a teoria de que a doença pode ser contagiosa.

 

1894
História da Pólio
O primeiro surto significativo de paralisia infantil – posteriormente identificado como poliomielite – está documentado nos Estados Unidos da América.

 

1907
História da Pólio
Sueco pediatra Dr. Ivar Wickman categoriza os diferentes tipos clínicos de poliomielite.

 

1907
História da Pólio
Os médicos austríacos Karl Landsteiner e Erwin Popper desenvolovem a hipótese de que a pólio pode ser causada por um vírus.

 

1916
História da Pólio
A epidemia de pólio em Nova York aumenta a preocupação em ambos os lados do Atlântico e acelera a investigação sobre a forma como a doença é transmitida.

 

1931
História da Pólio
Sir Macfarlane Burnet Dame e Jean MacNamara identificam vários tipos de poliovírus, conhecidos como os tipos 1, 2 e 3.

 

1938
História da Pólio
Os Estados Unidos criam a Fundação Nacional para a Paralisia Infantil, que mais tarde se torna o March of Dimes – uma organização de angariação de fundos com foco em pesquisa contra a poliomielite.

 

1948
História da Pólio
Thomas Weller e Frederick Robbins desenvolvem com sucesso o poliovírus em células vivas. Seis anos depois, eles recebem o Prêmio Nobel por seu trabalho.

 

1955
História da Pólio
Dr. Jonas Salk desenvolve a primeira vacina contra a pólio.

 

1961
História da Pólio
Dr. Albert Sabin desenvolve uma vacina oral contra a poliomielite (OPV), que se torna rapidamente a vacina mais utilizada na maioria dos programas nacionais de imunização no mundo.

 

1974
História da Pólio
A Assembléia Mundial da Saúde aprova uma resolução para criar o Programa Geral de Vacinação (PAV) para levar as vacinas para as crianças de todo o mundo

 

1970 até 1980
História da Pólio
A Claudicação demonstra que a poliomielite é comum em muitos países em desenvolvimento, levando a campanhas de vacinação de rotina, com OPV em quase todos os programas de imunização nacional.

 

1985
História da Pólio
O Rotary International lança o programa Pólio Plus, o primeiro e maior apoio internacional coordenado do sector privado para uma iniciativa de saúde pública, com uma espectativa de contribuição inicial de 120 milhões de dólares.

 

1988
História da Pólio
A Assembléia Mundial da Saúde aprova uma resolução para erradicar a poliomielite até o ano de 2000. A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio é lançada.

 

1990
História da Pólio
A Rede Global Contra a Polio está formalmente estabelecido para detectar a presença de poliovírus selvagem e derivados da vacina nos países.

 

1991
História da Pólio
O último caso de pólio selvagem ocorre na Região das Américas da OMS. Ele é um menino de três anos chamado Luis Fermin Tenorio morando em Junin, norte do Peru.

 

1994
História da Pólio
A Região das Américas da OMS é certificada como livre da pólio. Na China, 80 milhões de crianças são vacinadas.

 

1995
História da Pólio
Mais de 56 milhões de crianças são vacinadas em 19 países da Europa e da região do Mediterrâneo Oriental. Na Índia, 87 milhões de crianças são vacinadas.

 

1996
História da Pólio
Nelson Mandela lança oficialmente a campanha Chute a Pólio Para Fora de África, e 420 milhões de crianças africanas são vacinadas durante Dias Nacionais de Imunização.

 

1997
História da Pólio
O último caso de pólio selvagem ocorre no Pacífico Ocidental. Ela é uma menina de 15 meses de idade chamada Mum Chanty vivendo perto de Phnom Penh, Camboja.

 

1998
História da Pólio
Na Turquia, em 26 de novembro de 1998, Melik Minas, uma criança não vacinada 33 meses de idade, é a ultima criança paralisada por poliovírus selvagens.

 

1999
História da Pólio
O Secretário-Geral das Nações Unidas se compromete a negociar tréguas para a imunização na República Democrática do Congo. Dias Nacionais de Imunização são realizados em Libéria devastada pela guerra.

 

2000
História da Pólio
A Região do Pacífico Ocidental é certificado livre da pólio. Um recorde. 550 milhões de crianças, quase um décimo da população do mundo, receberam a vacina oral contra a poliomielite (OPV).

 

2001
História da Pólio
575 milhões de crianças são vacinadas em 94 países, incluindo 35 milhões no Afeganistão e no Paquistão, e 16 milhões em países afetados por conflitos na África central.

 

2002
História da Pólio
A Região Europeia é certificada como livre da pólio. 500 milhões de crianças são vacinadas em 100 países.

 

2003
História da Pólio
No norte da Nigéria, as campanhas de imunização contra a pólio são suspensas devido a rumores infundados sobre a segurança da vacina contra a poliomielite. Posteriormente, ocorre um novo surto.

 

2004
História da Pólio
Na África, o Dias Nacionais de Vacinação é sincronizado em 23 países e 80 milhões de crianças são o alvo das campanhas. O maior esforço de imunização contra a pólio que já foi feito no continente africano.

 

2005
História da Pólio
Novas vacinas por via oral são desenvolvidas para melhorar o impacto das actividades suplementares de vacinação.

 

2006
História da Pólio
Quatro países endêmicos permanecem: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Surtos no Iêmen e Indonésia, que sofrem os maiores focos nos últimos anos, são interrompidos com êxito.

 

2007
História da Pólio
Mais de 400 milhões de crianças são vacinadas em 27 países. No Dia Internacional da Paz. 80.000 crianças previamente inacessíveis são alcançados com a vacina da pólio no sul do Afeganistão.

 

2008
História da Pólio
Um novo surto de pólio se espalha a partir de Nigéria para a África Ocidental. A erradicação da pólio se torna a “prioridade operacional” da Organização Mundial de Saúde.

 

2009
História da Pólio
A nova vacina de poliovírus oral bivalente é utilizado pela primeira vez no Afeganistão.

♦ O post definitivo sobre a queda de cabelo em homens e mulheres.

Bebês podem ser anti sociais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *