Skip to main content

O HOMEM QUE FICOU RICO VENDENDO GELO

Ice King, ou Frederic Tudor, foi o fundador da Tudor Ice Company em Boston no início do século XIX, uma empresa especializada em vender gelo.

Frederic Tudor exportava seu gelo cortado para o Caribe, Europa, Índia e até para o Brasil.

Naquele tempo, antes da geladeira, as pessoas compravam uma Caixa de Gelo, e contratavam um serviço regular de entrega de gelo, que mantinha a caixa fria e preservava os alimentos.

 

Caixas de gelo

 

A Caixa de Gelo era, literalmente uma caixa, na maior parte das vezes de madeira, com um compartimento especial onde era colocado um único bloco de gelo que era bem grande.

Antes da Tudor Ice Company, o gelo era considerado um luxo acessível apenas a pessoas ricas e, as vezes, a empresas que fabricavam cerveja.

 

Tudor Ice Company

 

Homens serrando o gelo

serrando o gelo

 

O Rei do Gelo

Reza a lenda que Frederic Tudor estava na propriedade da sua família olhando para o lago Wenham congelado no inverno e pensando em como poderia ganhar dinheiro com as coisas que tinha disponíveis ali.

Ele não cobrava pelo gelo, mas sim pelo corte, armazenamento e transporte. Mesmo assim seus lucros eram enormes.

O armazenamento do gelo era feito em galpões especiais e Frederic usava serragem de madeira para ajudar na preservação dos grandes blocos de gelo.

O transporte era barato, já que os navios saiam de Boston vazios para buscar mercadorias em todo o mundo.

A Tudor Ice Company conseguiu o monopólio da venda de gelo em muitas regiões do Caribe, que era uma das principais áreas de venda da empresa. Eles chegaram ao ponto de construir uma “casa de gelo”, como era chamado o galpão de armazenamento, em Havana.

 

venda de gelo no caribeEntrega de gelo na Jamaica. A Tudor Ice Company tinha o monopólio do gelo no Caribe.

 

venda de gelo no caribeEntrega de gelo em uma escola

 

entrega de gelo no caribeEntrega de gelo

 

O sucesso da empresa impulsionou o desenvolvimento de novas ferramentas para trabalhar o gelo, e Frederic Tudor introduziu o Arado de Gelo puxado por cavalos, que aumentou muito a produção e permitiu que a empresa triplicasse os lucros.

As estradas de ferro permitiram que o comércio de gelo se tornasse mais eficiente e lucrativo do que nunca. Nessa época a Tudor Ice Company já tinha muitos concorrentes, mas também tinha as vantagens de ter sido pioneira no comércio internacional de gelo.

 

Um arado puxado por cavalo para cortar gelo

 

Cortando o gelo com arados puxados por cavalos

 

Gelo sendo cortado

 

Por toda a América do Norte, na Índia, em Bombaim, Madras ou Calcutá, todos utilizavam o gelo da Tudor Ice Company. No inverno de 1.846-1.847 Thoreau, falando sobre a Tudor Ice Company disse uma frase que ficou famosa: A água pura do lago Wenham está misturada com a água sagrada do Rio Ghanges.

O gelo do lago Wenham era mundialmente famoso, e agradava a aristocracia em todo o mundo. Não existe exagero em afirmar que nenhum jantar em Londres, Paris ou Roma seriam considerados completos sem o gelo da Tudor Ice Company.

Frederic Tudor era um homem rico e realizado quando morreu em Boston, em 1.864, com 80 anos de idade e conhecido em todo o mundo como o Rei do Gelo.

 

Frederic Tudor

 

Rotas de comércio do gelo de Frederic Tudor