DIA DOS MORTOS

DIA DOS MORTOS

Aqui no Brasil nós não temos o dia dos mortos, pelo menos não da mesma forma como ele existe no México, e o nosso dia de Finados é uma data bem triste. Pessoas visitam cemitérios e levam flores ou fazem homenagens a seus entes queridos. Uma data que apesar de ser feriado nacional não é muito comemorada.

Já no México, entre o dia 31 de outubro e o dia 2 de novembro, eles comemoram o Dia de los Muertos, Dia dos Mortos em português. E comemoram com as cidades se enchendo de caveiras coloridas, os cemitérios decorados com cores vibrantes como pode ver na foto abaixo.

Dia dos mortosDia dos Mortos no México

♦ Escândalo no Vaticano: O banquete das castanhas.

ORIGEM DO DIA DOS MORTOS

Parece estranho alguém fazer tanta festa com um dia como esse, mas essa festa teve origem na civilização asteca, um dos povos indígenas do México. Quando os espanhóis chegaram ao México para colonizá-lo se depararam com essa comemoração que durava cerca de um mês, onde o povo asteca acreditava que os antigos ancestrais os vinham visitar. E quando um parente querido lhe visita, a gente faz festa, correto? (Desde que não seja aquele cunhado chato, porque daí fazemos festa quando ele vai embora). Os espanhóis então tentaram trazer um ar mais católico a festa e até mudando a data para próximo do dia de Finados.

Os amantes de Catarina, a grande.

Como resultado desse mistura religiosa, temos um feriado católico onde temos altares, imagens da Virgem Maria e também caveiras coloridas, muitas flores e algazarra. Não devemos confundir, porém o dia dos Mortos com o Halloween, que apesar de serem celebrados na mesma data e serem festivos as origens são completamente diferentes já que o Halloween é de origem irlandesa.

NO DIA DOS MORTOS OS NOSSOS ANTEPASSADOS NOS VISITAM

Para entender um pouco melhor sobre essa festa temos que falar sobre os altares e os portais. Os altares são similares aos da tradição católica, onde velas e algumas oferendas são colocadas. No caso específico, geralmente as oferendas representam os quatro elementos da natureza (água, ar, fogo e terra) contendo uma foto do falecido e crucifixos e imagens católicas como pode-se ver a seguir.

dia de los muertosDia de los muertos

Já os portais são por onde os astecas acreditavam que seus antepassados voltariam ao mundo dos vivos. Os portais são imensos arcos de flores e com elementos semelhantes aos altares, porem posicionados em igrejas ou nas casas.

Além disso, as comemorações do dia dos mortos se dividem. No dia 1 de novembro é o Dia de Los Angelitos, dia dos anjinhos em português, que é dedicado apenas a volta das pessoas que morreram durante a infância. O dia 2 de Novembro é o mesmo que o dia de Finados aqui no Brasil, onde se comemora quando os adultos falecidos voltam para visitar. Alguns até fazem uma presença mais que espiritual na festa.

♦ A história do maior chefão da máfia: Charles Luciano.

Algumas regiões do México tem o costume de abrir as tumbas de seus parentes e limpar os ossos no período da festa. Mas não se preocupe que eles os recolocam em suas covas ao final da celebração.

Com isso os mexicanos nos dão uma aula sobre como lidar com a morte, passando a mensagem que por mais que seus antepassados não estejam vivos, eles não estão distantes, não havendo motivos para ficar triste.

Vídeos e imagens do dia dos mortos

Veja alguns vídeos e imagens sobre o dia dos mortos no México, mas antes, não deixe de curtir e compartilhar esse post nas suas redes sociais!

Os 3 vídeos abaixo falam sobre as comemorações do dia de los muertos e mostram algumas curiosidades!

Agora você pode ver algumas fotos interessantes que mostram detalhes do dia dos mortos. Algumas são bem assustadoras.

História da máfia italiana.

finados

dia de todos os santos

méxico

morte

mortos

dia da morte

festa da morte

antepassados mortos

bizarro

festa popular

festa mexicana

comemoração mexicana

festa para os mortos

festa

américa do norte

muerte

dia de la muerte

caveira mexicana

caveira

festa da caveira

dia da caveira

antepassados

anjinhos

fantasias

cultura

Gostou? Ficou assustado ou curioso? Então deixe o seu comentário no final da pagina!

♦ Tudo sobre a queda de cabelo em homens e mulheres.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *